O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), representado pelo Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) realizou uma conferência com os potenciais Investidores Estratégicos pré-qualificados, no âmbito do processo do concurso para a Selecção do Parceiro para o desenvolvimento do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa e infra-estruturas associadas de transporte de energia.
Tratou-se de uma sessão técnica, interactiva, de esclarecimento sobre questões do projecto e do concurso, o estágio da revisão e actualização dos estudos técnicos, ambientais, económicos, financeiros, mercado, incluindo questões de legislação, regulamentação associada e o quadro legal e institucional no sector.
Durante a conferência, as instiuições financeiras internacionais parceiras do projecto, como o grupo Banco Mundial (WB) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), falaram sobre o seu papel no projecto, abordar questões de financiamento e das garantias para o empreendimento.
Terminada a Conferência, os concorrentes visitaram os locais nos dois dias seguintes, onde será implantado o projecto, na província de Tete. Este programa está contemplado no Caderno de Encargos do concurso de selecção do Parceiro Estratégico e permitirá aos investidores informarem-se das condições naturais do local de implantação do projecto, sendo, estes dados, fundamentais na preparação das propostas técnicas, económica e financeira em resposta ao concurso.
Denominada Conferência de Licitantes do Projecto Mphanda Nkuwa, o evento juntou o MIREME, o Ministério da Economia e Finanças (MEF), o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), o GMNK, as instituições financeiras internacionais parceiras do projecto como o WB, o BAD e os potenciais investidores pré-qualificados do projecto.
Neste contexto, convidamos o seu prestigiado órgão de comunicação social a proceder à cobertura jornalística do evento. Irá decorrer no Hotel Montebelo Indy Maputo Congress, 99 R. Dom Sebastião, Maputo, 1750, à partir das 08:50 horas.